sexta-feira, 6 de setembro de 2013

LIÇÕES PARA TODOS OS DIAS E PARA TODOS NÓS



Dez lições que eu aprendi com os anjos


Lições dos anjos 2Quanto mais eu converso com os meus anjos, mais eu aprendo. Aqui estão dez lições que eles me ensinaram que mudaram a minha vida.
1 – Viva com integridade
Os anjos me disseram: Passe o seu tempo fazendo atividades que se equiparem as suas intenções mais elevadas. Deixe ir coisas que a sua intuição lhe induza a renunciar. Estas coisas podem então ser curadas, de modo que possa apreciá-las, ou a atividade será facilmente afastada. Os anjos me incitaram a confiar em meu coração. Eles me garantiram que eu estaria segura em me desligar do trabalho que não se equiparava aos meus verdadeiros interesses. Rapidamente eu percebi que os anjos estavam certos!
2 – Há somente o agora
Você é completo e íntegro agora. Não lance os olhos no que o amanhã possa trazer – isto implica que você é imperfeito ou que lhe falta algo agora, e que você estará completo quando algo chegar a sua vida no futuro. Quando os anjos disseram isto, eu compreendi que estivera vivendo para o futuro. Meu foco estava no que o amanhã me traria, ao invés de em minhas atuais bênçãos. Eu agora faço uma “lista de gratidão” mental a cada noite.
3 – Todo o conflito está dentro de sua mente.
Qualquer conflito que você perceba ou experiencie no mundo externo, é uma projeção do seu ego. Na verdade, o mundo está completamente em paz e você projeta o seu medo da paz no mundo. Você não quer resolver o seu conflito interior, mas quer afastá-lo de você. Assim, você o projeta em outras pessoas e pensa que “elas” são aqueles que lhe estão causando desconforto. Outras pessoas são neutras, ardósias em branco, e você as colore com o seu próprio significado e definições. Então, você reage a elas como se estas colorações e definições fossem reais. Outras pessoas, por sua vez, tratam-no do modo que você espera, em uma profecia auto realizadora. Quando os anjos explicaram isto, eu compreendi como muitas vezes eu tinha permitido que o medo criasse momentos infelizes para mim. Mas sempre, eu tive o poder de escolher os pensamentos e sentimentos que eu atribuía a todas as situações.
4 – Purifique a sua alimentação
Todo alimento tem vibração, e você quer ter uma vibração tão elevada e agradável quanto se sinta ligado. Faça uma dieta de frutas e vegetais frescos, nozes e grãos integrais, os quais têm frequências mais elevadas de vibração. Evite carnes, laticínios, álcool, açúcar, chocolate e cafeína que têm vibrações inferiores. E lembre-se de que a essência de todos os alimentos que você come, o afeta logo após o alimento ter sido digerido.” No momento em que os anjos me disseram a Lição 4, a minha dieta já era bastante saudável. Eu tinha desistido das carnes, aves e álcool. Ainda assim, havia espaço para aperfeiçoar, assim eu segui o conselho dietético dos meus anjos guardiães e adotei uma abordagem vegetariana para a alimentação. A melhoria da minha energia e a aparência foi drástica e imediata! Ao invés de me sentir privada, a escolha de alimentos saudáveis pareceu fácil e natural.
5 – Não dê a fim de obter.
Deixe ir o esboço dos resultados que você espera ao dar. Você conseguirá resultados do ato de doar: esta é a lei universal. Mas não cabe a você como a causa e o efeito serão circulados. Além disto, se espera algo em troca, você verdadeiramente não entregou nada. Ao invés disto, você o está mantendo na consciência, esperando obter algo primeiro, antes que o libere totalmente. Novamente, eu me senti envergonhada quando os anjos viram nos recessos da minha alma. Eles sabiam que eu era uma pessoa doadora. No entanto, eu tinha que admitir que algumas vezes, dei com expectativas de receber algo em troca. Com plena confiança em meus anjos guardiães, eu decidi liberar todos os cordões ligados aos meus presentes para os outros. Quase imediatamente, eu comecei a receber recompensas surpreendentes, tais como novas oportunidades de negócios e maravilhosas experiências com os amigos.
6 – Passe algum tempo sozinho na natureza.
Os sons e cheiros da natureza são invisíveis, assim eles levam a sua mente ao reino invisível do Espírito, onde as coisas têm uma vibração mais elevada e mais rápida do que a matéria. Há propriedades de cura na natureza. Além disto, há anjos muito reais na natureza. Você pode pedir que estes anjos da natureza o curem. Estar na natureza o ajuda a se adaptar ao ritmo natural da Terra, e desde que o tempo e os ciclos são uma parte de tudo, você se torna mais sincronizado com o ritmo da vida. Diante do pedido dos anjos, eu me afastei mais da minha mesa e comecei a passar a minha hora do almoço ao ar livre. O ar fresco, o sol e a fragrância das flores me ajudam a meditar em níveis mais profundos. Eu me sento ao ar livre e peço que os anjos da natureza me envolvam.
7 – Desligue-se da matéria.
Quando está apegado em pensamento à matéria, você fica ligado aos produtos da mente do ego, e assim, permanece ligado ao ego. Não há modo de escapar desta lei. Mente sobre a matéria é a mente do ego. Meus anjos guardiães deixaram claro que não há nada errado com itens materiais. A matéria é neutra, de acordo com os anjos. Eles também compreendem que nós, seres humanos, temos necessidades materiais, tais como os alimentos, roupas e abrigo. Entretanto, quando nós contemplamos excessivamente os itens materiais – como pensar continuamente em dinheiro ou posses – estamos focados em nossa natureza de baixa estima, ao invés de nosso eu superior.
8 – Não julgue.
Você julga os outros como um meio de se proteger, para mantê-los afastados de você, assim você não se aproximará deles e se magoará. Mas lhe dissemos que você não precisa pensar em sua segurança. Você está seguro, e um padrão de pensamento opressivo de preocupação com a sua segurança, poderá trazer exatamente a coisa que você teme em sua vida.
Os anjos explicaram que atraímos para nós aquilo que pensamos. Se eu pensar  obsessivamente em perigos físicos ou emocionais, eu crio um clima no qual os meus piores medos se tornam reais. Com a prática, eu comecei a notar que no momento em que iria julgar outras pessoas, eu começava a liberar os meus medos aos anjos, e sentia os meus hábitos de julgamento desaparecerem gradualmente.
9 – Você vive onde a sua consciência está focalizada.
Se você tem um pensamento desprovido de amor – competição, inveja ou preocupação, você sente dor. Você É a sua consciência e sente os efeitos de onde a sua consciência está focada. Você não quer a dor. Portanto, escolha dar o seu pensamento não amoroso à luz.
Em primeiro lugar, esta lição foi dolorosa para encarar. Eu sempre pensei que as minhas circunstâncias externas influenciavam a minha felicidade. Entretanto, os anjos insistiram que isto era o oposto, e que os meus pensamentos coloriam o meu mundo. Eles me disseram que a minha felicidade não dependia do que eu tinha, mas sim no que eu pensava.
10 – Em todas as coisas, dê glória à Deus.
Não busque a glória para si mesmo. Em essência, contudo, quando você dá glória à Deus, está dando glória a esta parte sua que é una com Deus. Ao dar glória à Deus, você permanece afastado do estado do ego, e permanece centrado na consciência do seu eu superior.
Inicialmente, a minha lição me humilhou. Mas antes que eu pudesse escorregar nos sentimentos de vergonha, os meus anjos me impulsionaram com a lembrança que – desde que o meu eu verdadeiro é uno com Deus – eu estava louvando o eu verdadeiro, a cada vez que eu dava glória à Deus.
As dez lições são agora partes arraigadas e permanentes da minha vida diária. Quando os meus clientes me elogiam sobre a clareza da orientação Divina que eu recebo durante as nossas sessões, eu digo: “Obrigada, mas todo o crédito vai para Deus e para os anjos. Eles me ensinaram a como receber a orientação Divina. Eu mereço o crédito apenas por seguir esta orientação, porque – graças a eles – sou agora uma boa ouvinte.
Doreen Virtue







Tempo Certo
De uma coisa podemos ter certeza: de nada adianta querer apressar as coisas; tudo vem ao seu tempo, dentro do prazo que lhe foi previsto.
Mas a natureza humana não é muito paciente.
Temos pressa em tudo e aí acontecem os atropelos do destino, aquela situação que você mesmo provoca, por pura ansiedade de não aguardar o tempo certo. Mas alguém poderia dizer: Qual é esse tempo certo?
Bom, basta observar os sinais.
Quando alguma coisa está para acontecer ou chegar até sua vida,
pequenas manifestações do cotidiano enviarão sinais indicando o caminho certo.
Pode ser a palavra de um amigo, um texto lido, uma observação qualquer.
Mas, com certeza, o sincronismo se encarregará de colocar você no lugar certo,
na hora certa, no momento certo, diante da situação ou da pessoa certa.
Basta você acreditar que nada acontece por acaso. Talvez seja por isso que você esteja agora lendo estas linhas.
Tente observar melhor o que está a sua volta.
Com certeza alguns desses sinais já estão por perto e você nem os notou ainda.
Lembre-se, que o universo sempre conspira a seu favor quando você possui um
objetivo claro e uma disponibilidade de crescimento.
Paulo Coelho



A Lei da Projeção: quem acusa, confessa


leis universais projeçãoQuando digo que nos deparamos com nosso espelho, você pode pensar que significa encontrar alguém que se pareça fisicamente ou que tenha a forma de pensar semelhante à sua. Na verdade, é muito mais do que isso. Muitas vezes, olhamos para alguém que nos irrita e o criticamos mentalmente sem saber que, de alguma forma, temos algo em comum com ele.
Já incomodei muita gente ao afirmar isso, pois é uma situação que gera resistência nas pessoas. Fui profundamente honesta comigo mesma para encarar essa verdade, pois quando conheci o jogo da projeção, tive o desejo sincero de mudar para melhor. Toda vez que ficamos irritados, magoados ou incomodados com a presença ou atitude de uma pessoa, significa que estamos, inconscientemente, identificando-nos com as atitudes dela.
Com certeza, existe em nosso interior algo semelhante ao que vemos no outro, mas por mecanismos de defesa, o inconsciente não permite que percebamos, por não estarmos preparados para aceitar mudanças de padrões e nem queremos renunciar as velhas maneiras de viver. Muitos s perguntam por que o ser humano esconde-se de si mesmo, enxergando somente problemas nos outros.
Qual o motivo dessa cegueira de si mesmo e porque a resistência tão rígida em aceitar a realidade da projeção? Não seria muito melhor descobrir em si mesmo as coisas que não agradam e mudar o comportamento? Veja bem: se possuímos uma mente inconsciente, capaz de esconder-nos da consciência 95% das situações da vida, é por causa da falta de treinamento do próprio ser humano em lidar com as perdas.
As pessoas sentem uma necessidade instintiva de viver em grupos, de juntar bens e de depender emocionalmente de outras pessoas. Da mesma forma que uma pessoa mantém a compulsão alimentar para sanar carências e ansiedades, também lutamos para conquistar o máximo de matéria para sentir o prazer da vitória e do poder.
Enquanto você não praticar a meditação corretamente, abrindo os portais de energia para sentir a coragem, a paz, o desapego e o amor incondicional, estará constantemente sentindo-se ameaçado pelas sensações de perdas materiais e de pessoas queridas. Poucas pessoas estão prontas para mudar seu próprio comportamento, sem ficarem preocupadas se os outros estão mudando também.
Na verdade, a maioria das pessoas sempre tenta transformar os outros, mas não presta atenção na sua própria conduta, alegando que somente quando fulano mudar seu jeito de ser é que poderá ser feliz.
Ninguém muda ninguém. Isso é pura ilusão. Uma prova concreta de projeção é quando tentamos mudar o comportamento de alguém de acordo com as nossas expectativas. Na realidade, essa necessidade de enquadrar o outro de acordo com seus preceitos esconde o medo de mudar a si mesmo.
O incômodo ou inquietude inconsciente que cada pessoa sente quando precisa mudar a si mesma está relacionado ao grau de apego a padrões, crenças e métodos rígidos de viver. Quando descobrimos algo inflexível em nós e tentamos ser mais maleáveis, pode acontecer de cairmos no outro extremo e anularmo-nos. Não é fácil encontrar o caminho do meio, mas o treinamento e a disciplina pessoal levam-nos a ele.
Inconscientemente, só mudamos em nosso comportamento aquilo que não irá causar danos ao nosso sistema de vida. Mas a maturidade e não a idade, faz com que aprendamos a ceder sem anulação, a ouvir sem irritação e a falar sem agressão.
O mundo que vejo à minha frente não é o mesmo que se apresenta para o meu vizinho.
Enxergamos através de uma espécie de filtro que criamos na mente desde o nosso nascimento. Esses filtros são velhos padrões mentais que atuam sobre nossos julgamentos. São tão reais e palpáveis que não conseguimos questioná-los.
Se acontecer uma briga de um grupo de pessoas e ao redor outros estiverem assistindo, todos saberemos que cada um dos envolvidos terá uma versão completamente diferente dos outros.
É a ação desse filtro pessoal, convenientemente acionando ilusões e discórdias. Você está preparado para admitir que é totalmente responsável por seus problemas? E que se as pessoas o aborrecem, sejam familiares ou estranhos, é porque você que precisa mudar pra melhor e não eles?
Por mais evidente que seja uma ocorrência e que o juiz decrete uma pena ao infrator, mesmo assim devemos compreender que ninguém lesa ninguém, se esses não estiverem vibrando na mesma frequência e portanto, com energias semelhantes.
Compreendeu como funcionamos em nossos jogos inconscientes e o quanto precisamos entender que o mundo visível é apenas uma ilusão? Não estou dizendo que não devemos trabalhar, ganhar dinheiro, conquistar um amor, viajar, conhecer pessoas e comer coisas gostosas. Estou querendo mostrar que precisamos aproveitar tudo isso e, ao mesmo tempo, ter consciência de que existem infinitos caminhos para sermos felizes.
O apego às vitórias e conquistas escraviza-nos internamente, o desapego e o amor libertador traz paz de espírito e tranquilidade para continuarmos a vida.
Devemos sincronizar nosso ritmo mental e espiritual com a intuição e aceitar as mudanças de rumos que nos são colocadas, de tempos em tempos, em função das nossas atitudes passadas, percebendo que nossas insatisfações são apenas um sinal que de que precisamos melhorar.
Crie novos planos e metas, mas viva o aqui e o agora. É preciso olhar o mundo sabendo que estamos de passagem. Construa algo, por menor que seja, que possa ajudar os seres humanos que ainda estão para chegar a este mundo. Brinque mais, pratique mudanças internas e liberte-se dos apegos.
Só assim sentirá orgulho de si mesmo. Saiba que vale a pena lutar para ser uma pessoa melhor. O retorno que a vida nós dá é do tamanho do nosso merecimento. Lembre-se de que o mecanismo da projeção também se aplica para as qualidades das pessoas. Quando você admira sinceramente alguém, significa que você também possui essa qualidade.
 Cristina Cairo




O perdão nos liberta das energias negativas do ressentimento e da culpa


perdão liberta das energia negativasQuando culpamos o outro, entregamos o nosso poder, porque estamos colocando a responsabilidade pelos nossos sentimentos em outra pessoa. As pessoas em nossas vidas podem se comportar de maneiras que desencadeiem reações desconfortáveis em nós. Entretanto, elas não entraram em nossas mentes.
Assumir a responsabilidade pelos nossos próprios sentimentos e reações é dominar a nossa “capacidade de responder.” Em outras palavras, aprendemos a escolher conscientemente, ao invés de simplesmente reagirmos.
Não podemos falar de ressentimento sem também falarmos sobre o perdão. Perdoar alguém não significa que toleremos o seu comportamento. O ato do perdão ocorre em nossa própria mente. Ele realmente nada tem a ver com a outra pessoa. A realidade do verdadeiro perdão está em deixarmos de nos agarrarmos à dor. É simplesmente um ato de nos liberarmos da energia negativa.
O Perdão não significa permitir que as ações ou comportamentos dolorosos do outro continuem em sua vida. Algumas vezes, o perdão significa liberação. Você os perdoa e os libera. Tomar uma posição e estabelecer limites saudáveis são, muitas vezes, as coisas mais amorosas que você pode fazer – não somente para si mesmo, mas para a outra pessoa também.
Eu realmente acredito que não há erros. Quando os nossos corações estão fechados e sentimos ressentimento, raiva e tristeza, é difícil ver alguma coisa boa. No entanto, quando os nossos corações estão abertos, é como se grande parte desta negatividade desaparecesse e fôssemos capazes de liberar estes velhos pensamentos e despertarmos para a alegria. Para cada um de nós, há sempre a alegria interior. E precisamos saber que somos muito perfeitos como somos.
Não importa quanto caos possa estar acontecendo ao nosso redor, não importa quantas coisas possam estar acontecendo de errado ou não da forma como queremos, não importa o que os nossos corpos possam estar fazendo no momento – podemos amar e aceitarmos a nós mesmos. Pois a nossa verdade – a verdade do nosso ser – é que somos eternos. Sempre fomos e sempre seremos. E esta parte de nós mesmos continua para sempre. Alegre-se que assim seja. Quando nos amamos e nos aceitamos exatamente como somos, torna-se mais fácil passarmos pelos momentos difíceis. Não estamos mais lutando contra nós mesmos. Estamos nos aceitando.
Estamos nos tornando sensíveis. Estamos nos valorizando. Estamos nos confortando e tornando as coisas mais fáceis para nós mesmos.
Veja-se na frente de um espelho, olhando para os seus próprios olhos e dizendo: “Eu o amo e o aceito exatamente como você é”. E respire. Permita-se sentir o que você está sentindo. Você não tem que ser perfeito. Você já é perfeito como é: Você é você. Você é exatamente o que escolheu ser nesta existência. De todos os corpos e de todas as personalidades que estavam disponíveis, você escolheu ser quem você é – vivenciar este mundo, esta vida, através do seu corpo, através de sua personalidade. Assim, ame a sua escolha, pois é parte da sua evolução espiritual.

Louise Hay



Desligando o piloto automático


Um dos mais poderosos exercícios de crescimento interior consiste em prestar atenção às coisas que fazemos automaticamente – como respirar, piscar os olhos, ou reparar nas coisas à nossa volta.
Quando fazemos isto, permitimos que nosso cérebro trabalhe com mais liberdade – sem a interferência de nossos desejos. Certos problemas que pareciam insolúveis terminam sendo resolvidos, certas obras que julgávamos insuperáveis terminaram se dissipando sem esforço.
Diz o mestre:
Quando você precisar enfrentar uma situação difícil, procure usar esta técnica. Exige um pouquinho de disciplina – mas os resultados são surpreendentes.
Paulo Coelho


A mais profunda oração


universo natural  a atendimento a a a orarConta-se que alguém perguntou à Madre Tereza de Calcutá:
O que a senhora diz para Deus em suas orações?
- “Nada, eu só escuto”, respondeu ela.
E o que Deus diz para a senhora em suas orações?
- “Nada, ele só escuta”.
Essa é a verdadeira e mais profunda dimensão da oração: uma experiência de presença e de comunhão que transcende a tudo.
Pergunta: Desde que eu era uma garotinha, eu fui criada como católica. Apesar disso, eu tinha uma grande tendência em negar Deus, em não acreditar na existência de Deus. E agora, graças a tudo o que você vem ensinando e compartilhando, sei que existe uma presença: sinto que uma quietude está aqui, a Consciência está aqui. Mas eu tenho o pensamento “por que devo orar?
Pois, se Deus é onisciente, onipotente, todo-amoroso, e assim por diante, não acho que Ele/Ela precisa de mim para dizer: “psiu, ei! Meu amigo está morrendo de câncer, você pode ajudá-lo?”. Não acho que seja necessário, mas eu gosto de rezar. Eu adoraria ouvir seus pensamentos, o que seria adequado para orar? Você acredita na oração?
Eckhart Tolle: Talvez você possa aprimorar as suas orações de súplicas (“por favor me conceda isto ou aquilo”) para transformá-las em “pequenos indicativos mentais”, visando a paz, por exemplo. Esses pequenos indicativos mentais (oração que lhe estou sugerindo) ainda se valem dos conceitos, porque toda oração consiste de palavras e conceitos – para apontar, indicar, e assim ajudá-lo a ir além dos conceitos. Você poderia fazer, por exemplo, uma afirmação – como fez Jesus, quando disse: “eu sou a luz do mundo”. É uma afirmação; é um conceito que aponta para uma realidade muito mais profunda que a das palavras. Se você ainda quiser pedir algo, então você poderia dizer algo como: “por favor, seja-me revelado que eu sou a luz do mundo”.
Usualmente, as orações comuns implicam em dualidade. Elas sugerem um Deus que está lá, ao passo que aqui estou eu, rogando a Deus. Tal dualidade é, em última análise, uma ilusão, porque a verdade é que você é uma expressão de Deus, do próprio Deus. Deus e você se fundem, vocês estão misturados. Assim, as orações de súplicas, que sugerem dualidade, não são as formas mais profundas de orar.
A oração mais verdadeira acontece quando você adota a atitude de ouvir, em quietude, ao invés de proferir palavras. Enquanto você gostar de rezar assim, está ok. Mas, gradualmente, comece a cessar de pedir a alguém para que faça algo para você, porque isso a mantém presa na dualidade.
Afirmações assertivas, se feitas corretamente, podem atuar como belos substitutos para as orações que comportam dualidade. Afirme: “Eu estou curado e completamente em paz”. Após isso, deixe haver espaço, permita que o espaço entre e atue. Apenas o “campo” sem forma do puro espaço. E descanse nesse estado. Realmente, a inteligência e o poder residem nesse espaço. Nesse estado de “espaciosidade”, a sua experiência é a de que você já é o Todo – inteiro, pleno, completo.
Você pode curar uma pessoa – quer a pessoa doente esteja ao seu lado, quer ela esteja distante e lhe venha à mente. A mais poderosa maneira de curar, no meu entender, é manter consigo a imagem da pessoa e mover-se profundamente para dentro de si, onde se encontra a Totalidade da Vida. Onde absolutamente nada é necessário, onde nada pode ser acrescentado. Nesse lugar profundo onde está a Totalidade da Vida, você contata também a totalidade daquela pessoa – ela já está curada/inteira nesse nível mais profundo, além da forma. Então, seguindo esse método, você parte da forma e se move para a dimensão da não-forma.
Essa é a cura que era praticada por Joel Goldsmith. Ele tem um livro fascinante chamado “A Arte de Curar Pelo Espírito”. Realmente, trata-se de não se ater por completo às condições (do mundo da forma) que precisam ser melhoradas, mas concentrar-se na realidade essencial de que o ser humano é um com a própria Realidade Essencial, e entrar na profunda quietude onde nada é necessário. Goldsmith costumava receber telefonemas, às vezes no meio da noite. Eram de pessoas que necessitava desesperadamente de uma cura; elas, então, diziam a ele os seus nomes e do que estavam sofrendo. Imediatamente, em seguida, ele largava do telefone e adentrava num estado absoluto de não-pensamento. Por um momento, ele ouvia o nome da pessoa, ele ouvia o que estava errado com elas, e imediatamente deixava inteiramente de lado tais informações/pensamentos. Ele, então, por dois ou três minutos, entrava em um estado de não-pensamento – um estado de absoluta presença. Existe uma perfeição absoluta no reino da não-forma. E essa perfeição absoluta é a essência da pessoa que, no nível da forma, necessita da cura. Então, você conduz a forma para a dimensão da ausência de formas, um espaço onde as formas não são. Nenhuma condição a ser tratada, onde nada jamais é necessário – apenas vá para dentro desse espaço.
Essa era o seu modo de curar as pessoas. Ele foi um curador bastante poderoso. Essa é a última e mais elevada forma de cura, e que é realmente o tipo não-dual de oração. Nela, você vai além da oração, na qual diz: “por favor, Deus, cure o fulano!”. Você penetra e contata a própria Fonte, que é inseparável de quem você é, e que é inseparável de quem é essa pessoa.
A oração pode converter-se gradualmente em uma atitude de escuta. Qual é o significado de “ouvir”? Ouvir significa que há um campo nú, “vazio”, de pura atenção, o qual é percebido quando despido das projeções dos pensamentos. Nesse campo, você percebe a inocência, a pureza, a simplicidade e inculpabilidade de todas as coisas. Permanecer nesse campo é o que significa a atitude de escuta. Não significa que você esteja esperando por alguma resposta, porque então você não estará realmente ouvindo. Na escuta você absolutamente não espera por nada – há apenas um campo de atenção pura. Essa é uma oração muito mais profunda do que com qualquer palavra proferida. Não há sequer o desejo de que a oração seja atendida, ou obter uma resposta. Estar em silêncio é o bastante.
Quando está escutando, você não está esperando por nada – há somente um campo de pura atenção.
Essa é uma forma de oração muito mais profunda e muito mais verdadeira do que qualquer palavra é capaz. A verdadeira oração acontece naquele ponto onde a própria oração também se converte em meditação: ela é ambas. Ela não espera por respostas, estar em profundo silêncio é um estado de graça, e isso é o bastante. Algumas vezes a resposta surge; algumas vezes, também, de repente, as coisas apresentam-se solucionadas. Ouça isto: quando surgir qualquer problema pertencente a este mundo, qualquer distúrbio – e eles acontecem o tempo todo envolvendo: pessoas ao seu redor, perturbações na mente, etc. -, apenas vá para o estado de “escuta”, de pura atenção, de pura consciência, no qual você se torna ciente da presença. O ato de escutar a presença é uma maneira poderosa de falar sobre ela e transmiti-la.
Quando você está presente, é como se você estivesse em um estado de escuta. É importante dizer, contudo, que o termo “escuta” tem sido usualmente associado com o sentido físico da audição. Mas, aqui, o termo “escuta” refere-se a um estado que se encontra além dos sentidos que percebem os fenômenos físicos; é um estado de consciência que sublinha, subjaz e que dá a base à existência do próprio sentido da percepção sensorial auditiva. Todo mundo sabe como é esse estado, porque quando você está realmente ouvindo um som fraco, o que é o estado de consciência que está por trás e que escuta aquele som fraco? É um estado de alerta absoluto e descontraído, relaxado. Assim, quando dizemos escuta, isso é algo útil, pois todo mundo sabe o que significa escutar. Eu estou apenas apontando para o fato de que a percepção sensorial externa não é a essência do escutar, o verdadeiro escutar; a essência da escuta é o estado subjacente da consciência, de receptividade absoluta e presença de alerta, que está por detrás da percepção sensorial auditiva.
É por isso, acredito, que uma das parábolas de Jesus falava sobre um servo que tinha o dever de ficar acordado, em estado de alerta, porque o servo não tem o conhecimento de quando o dono vai voltar para casa. Muitas das coisas de hoje apresentam-se a nós de forma um pouco distorcida, pois foram transmitidas verbalmente, e somente depois disso é que foram registradas; e, nesse processo, certas coisas foram viradas do avesso, e outras desapareceram. Eu acredito que, ao mencionar o servo que esperava pelo mestre, Jesus estava falando sobre uma atitude diferente – um estado de consciência. O servo está esperando em um sentido diferente da coisa normal que chamamos de “espera”, que nada mais é do que a mente dizendo “Quando irá acontecer? Por que ainda não ocorreu?”. O sentido utilizado aqui por Jesus é completamente diferente.
Muitas e muitas vezes Jesus fala a respeito da espera, da importância de ficar acordado, alerta. Essa é uma parte muito importante de seu ensino: ficar acordado, não ir dormir, permanecer presente. Assim, todas as palavras que você usar na oração, lembre-se de fazê-lo como ponteiros ou indicadores para isso.
Então você poderá dizer verdadeiramente: “Eu estou ouvindo”.
Eckhart Tolle 



As interferências energéticas nos relacionamentos


energia casaisA grande maioria das pessoas sofre com alguma insatisfação afetiva. E boa parte desses problemas está relacionada com a energia delas. Mas como isso acontece?
Imagine que você tem uma relação prazerosa com o parceiro. Ambos se completam por terem um bom nível de entendimento pessoal e sexual. De repente, do nada, ele começa a se afastar de você. Para saber se realmente se trata de uma questão energética com o intuito de mudar a situação, analise dois itens.
Primeiro: pode ser que, por qualquer motivo, você tenha entrado numa sintonia de baixa autoestima. Acha que não é bonita ou inteligente o suficiente, não se dá valor e se critica constantemente. Não dá outra, viu gente: o parceiro começa a se desinteressar rapidinho. O tesão vai embora porque você mudou sua energia. A baixa autoestima impede o contato energético, que só se estabelece quando as duas pessoas na relação se sentem gostosas, bonitas e importantes. Atração por alguém é energia. Sexo é energia. Gente bonita e interessante que está com energia ruim não desperta tesão em ninguém. A boa energia é que faz rolar “um clima” entre dois indivíduos. Se você está num momento de baixa autoestima, é hora de despertar para si mesma e começar a se amar já!
O segundo item a analisar é descobrir se você está com encosto, que geralmente se trata do que eu chamo de “o famoso vampiro sexual”. Ele acaba com qualquer relacionamento. Cada vez que você chega perto do parceiro, ele fica com raiva, nojo e se afasta. Isso mesmo, justamente de você, com quem tinha uma ótima compatibilidade energética. E é de uma hora pra outra, viu? Ele perde o tesão sexual porque, na verdade, você está acompanhada.
Portanto, minha gente, atenção: caso não tenha ocorrido algum fato concreto que tenha realmente comprometido seu relacionamento afetivo, é muito importante observar a questão energética diante de mudanças repentinas. Se hoje você vive num mar de rosas com o seu parceiro, e amanhã um maremoto toma conta do seu convívio a dois, provavelmente trata-se de influências astrais.
Luiz Gasparetto



Limpeza energética


O corpo físico é sustentado por um campo energético.
A energia entra, flui pelo corpo, é processada e sai.
Esse entrar e sair de energia é o que fornece ao homem a força e o equilíbrio para sustentar as atividades do dia a dia.
O sistema energético mantém uma ligação profunda com o sistema emocional, que por sua vez mantém uma ligação com o sistema mental, que por sua vez sustenta todo o sistema de crenças, isto é, as coisas em que o ser humano acredita.
Pois bem. Basta um ligeiro desequilíbrio no sistema de crenças para atingir o sistema mental, que por sua vez atinge o sistema emocional, que por sua vez pode bloquear o fluir do sistema energético.
A energia bloqueada provoca doenças. As mais variadas doenças, provenientes de bloqueios energéticos, provocados por bloqueios emocionais, por sua vez provocados pela mente. A mente é muito mais poderosa do que vocês imaginam. Bloquear uma emoção é um suicídio lento.
- E o que se deve fazer?
Antes do mais, limpar. Limpar os bloqueios existentes, e abrir o coração para não criar mais bloqueios. Viver as emoções livremente. Não criticar com a mente as emoções, à procura de uma lógica. Tens vontade de chorar, chora. Tens vontade de rir, ri. Sem perguntar o por que. Sem procurar uma lógica. As emoções não têm lógica. Com o tempo, os bloqueios atuais vão sendo desfeitos e com uma nova atitude menos ilusória e de coração aberto vão se evitando mais bloqueios. Pôr o coração a par da mente, na vida, pois os dois são opostos e deverão ser vividos em igual intensidade. E limpar-se, limpar-se sempre.
Alexandra Solnado



Liberte-se de pensamentos negativos e situações indesejáveis com o desapego


desapegoOs apegos são os anexos. Quanto mais anexos em um e-mail, mais peso.
Os anexos surgem com a palavra meu.
Tornar-se desapegado é considerar que nada disso me pertence.
Acabar com a consciência de meu é acabar com todas as escravidões.
Considere-se apenas um tutor de tudo que lhe é dado em confiança.
Para ficar livre de situações indesejáveis e pensamentos negativos preciso desenvolver desapego.
Desapego não é indiferença, apatia ou falta de energia.
Desapego é um estado que vem da força e da paz interior.
Posso ser amoroso, feliz, cooperativo e ainda ter desapego.
O verdadeiro desapego interior é a habilidade de pensar com clareza e estar imune ao que as pessoas pensam e falam sobre mim.
Desapego me capacita a ter mais controle sobre o humor e o estado da minha mente.
Também me ajuda a ser mais eficiente no trabalho e diante das situações difíceis ou emergenciais.
Para ser desapegado preciso conhecer meus pensamentos e seus resultados.
Desapego coexiste com autocontrole, autodisciplina, e uma mente focada.
Desapego traz tal tranquilidade que circunstâncias externas não conseguem mais me perturbar.
Nem tudo acontece conforme o planejado.
Planos às vezes não funcionam.
Pessoas não agem como o esperado.
Tudo isso pode afetar meu espírito e enfraquecer minha motivação e fé.
Mas um estado emocional e mental desapegado me previne disso.
A pessoa que tem desapego não fica afetada diante dos obstáculos.
Ela continuará tentando a superação sempre.
Amar sem possuir, envolver-se sem depender.
O desapego abandona os rótulos e respeita a sinfonia das personalidades ao redor.
Elas revelam as riquezas da vida, desimpedidas dos nossos próprios desejos.
Desapego é como o sol que ilumina mas não domina as qualidades de cada um. À distância ele tenta libertar os conflitos da diversidade, mas permanece livre do efeito do resultado.
Brahma Kumaris



ORAÇÃO PARA A LIBERDADE


Criador do Universo, hoje pedimos-te que compartilhes conosco uma forte comunhão de amor. Sabemos que teu verdadeiro nome é Amor, que comungar contigo significa compartilhar tua mesma vibração, tua mesma freqüência, porque tu és o único que existe no Universo.
Hoje pedimos-te que nos ajudes a ser como tu, a amar a vida, a ser vida, a ser amor. Ajuda-nos a amar como tu, sem condições, sem expectativas, sem obrigações, sem julgamentos. Ajuda-nos a amar-nos e aceitar-nos a nós mesmos sem nos julgar, porque quando nos julgamos, nos achamos culpados e precisamos ser castigados.
Ajuda-nos a amar todas tuas criações de um modo incondicional, em especial aos seres humanos, e sobretudo às pessoas que nos rodeiam: a nossos familiares e a todos aqueles que nos esforçamos tanto por amar. Porque quando os recusamos, recusamos a nós mesmos, e quando recusamos a nós mesmos, recusamos a ti.
Ajuda-nos a amar aos demais tal como são, sem condições. Ajuda-nos a aceitá-los como são, sem julgá-los, porque se os julgamos, os achamos culpados e sentimos a necessidade de castigá-los.
Limpa hoje nosso coração de todo veneno emocional, libera nossa mente de todo julgamento para que possamos viver numa paz e um amor absolutos
Hoje é um dia muito especial. Hoje abrimos nosso coração para amar de novo e para dizer-nos os uns aos outros: «Amo-te», sem nenhum medo, para valer. Hoje oferecemo-nos a ti. Vêm a nós, utiliza nossa voz, nossos olhos, nossas mãos e nosso coração para compartilhar a comunhão do amor com todos. Hoje, Criador, ajuda-nos a ser como tu. Obrigado por tudo o que recebemos no dia de hoje, em especial pela liberdade de ser quem realmente somos.
Miguel Ruiz





Nenhum comentário: