sábado, 26 de agosto de 2017

CRIME DE ÓDIO QUE É MAIS DO QUE UM CRIME INDIVIDUAL É UM DELITO QUE ATENTA À DIGNIDADE HUMANA

Colaboratório.org
Publicado por Maristela Farias
NOTA POLÍTICA

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto


TODOS OS QUE SE ESCONDEM ATRÁS DAS REDES SOCIAIS, DENEGRINDO A IMAGEM DOS NORDESTINOS E DO LULA, “ESTÃO COMETENDO UM CRIME DE ÓDIO QUE É MAIS DO QUE UM CRIME INDIVIDUAL É UM DELITO QUE ATENTA À DIGNIDADE HUMANA E PREJUDICA TODA A SOCIEDADE E AS RELAÇÕES FRATERNAIS QUE NELA DEVERIAM PREVALECER. ELE PRODUZ EFEITO NÃO APENAS NAS VÍTIMAS, MAS EM TODO O GRUPO A QUE ELAS PERTENCEM. ASSIM SENDO, PODEMOS CLASSIFICÁ-LO COMO UM CRIME COLETIVO DE EXTREMA GRAVIDADE.”

ESSE CRIME DE ÓDIO ESTÁ SE ESTENDENDO A TODO POVO BRASILEIRO E COMO NÃO TEMOS JUSTIÇA, VAMOS TER QUE RETRIBUIR COM A MESMA ARMA. NEM PENSEM QUE VAMOS ACEITAR! NÃO ESQUEÇAM QUE TEMOS SANGUE DE LAMPIÃO NAS VEIAS!

MAS, QUANTO A LULA… SÃO TANTAS INFORMAÇÕES, TANTOS DESEJOS EM TORNO DESSE HOMEM, QUE NÃO POSSO DEIXAR DE REVERENCIAR SUA PRESENÇA NA BAHIA, EM SERGIPE, EM ALAGOAS, EM TODAS AS PARTES DO BRASIL E EM ESPECIAL EM PERNAMBUCO.

Porque é impossível não nos emocionarmos diante da alegria do povo, da exposição da alma de cada um que acompanha a passagem do Lula em Pernambuco, porque aqui estou. Fico triste, porque no momento em que todos estão tão felizes, nas redes sociais malucos pagos, inocentes, idiotas ou seja lá o que se quiser dizer a respeito, agridem ao Lula, a Dilma e aos pernambucanos e a todos que defendem a justiça social praticada por Luiz Inácio Lula da Silva e com palavras muito duras.

Como não ter raiva? Como não enfrentar essa caterva na mesma altura que eles nos agridem? Como não rechaçar Suzana “horrorosa” Vieira, Alexia Deschamps, que olhando para os vaqueiros, diz: “calem a boca que nós já pagamos o Bolsa Família para vocês”, Danilo Gentili, que disse o Nordeste é um lugar sem energia elétrica, sem água e sem comida. E papel higiênico – sugeriu o “intelectual” Roger (ex-Ultraje a Rigor). Tudo isso dito em pouco mais de 30 segundos e com ar de seriedade. Isto é, de piada pretensamente engraçada – piada que não se pretende engraçada não se leva a sério.

E outros, muitos outros
O xenofobismo contra os nordestinos e, claro, contra Lula, tem tomado conta da mídia de uma forma tão relevante e criminosa que, hoje os xenofóbicos não fazem a menor questão de esconder seus preconceitos e pode ser caracterizada como um preconceito ou como um transtorno psiquiátrico. Depende muito do contexto em que ela estiver sendo utilizada, no caso de nós nordestinos, é uma forma de preconceito e racismo. Não é tão difícil encontrar brasileiros que entendam que os habitantes do nordeste são uma sub raça ou, em última análise, um povo miserável sob todos os aspectos, inclusive desinformado
.
Mas fiquem certos, senhores xenofóbicos, não somos desinformados e vocês estão cometendo um crime de ódio, começando com seus representantes na presidência, no parlamento e em todos os lugares que de alguma forma articulam contra nordestinos e brasileiros em geral. Vocês que se escondem atrás das redes sociais, estão cometendo um Crime de Ódio que é mais do que um crime individual; é um delito que atenta à dignidade humana e prejudica toda a sociedade e as relações fraternais que nela deveriam prevalecer. Ele produz efeito não apenas nas vítimas, mas em todo o grupo a que elas pertencem. Assim sendo, podemos classificá-lo como um crime coletivo de extrema gravidade.

Esse Crime de Ódio está se estendendo a todo povo brasileiro e como não temos justiça, vamos ter que retribuir com a mesma arma. Nem pensem que vamos aceitar!
E pra encerrar, li um artigo não sei onde, mas que neste momento me chegou à lembrança, e vou tascá-lo aqui pra que ninguém pense que somos um povo idiota, descansado e que aceita qualquer merda que venha contra nós. 

Dizia: Jornalistas, procuradores, juízes, até milionária fake, todos buscam fama em cima de Lula; Dr. Moro mandou bloquear dinheiro que uma milionária filha de banqueiro (descoberta depois como falsa milionária) doaria a Lula; outro, mandou cancelar título de doutor honoris causa que seria concedido a Lula por uma Universidade na Bahia; procuradores faturam com palestras, viram celebridades, lançam livros. Tudo anti-Lula; 

jornalistas e blogueiros de direita, ou apenas oportunistas, vociferam contra o homem que é considerado pelo povo o melhor presidente da História do Brasil.

O clima de ódio contra o ex-presidente se espalha na proporção inversa em que aumentam as intenções de voto em Lula, e as demonstrações de paixão e carinho do povo por Lula,

É ISSO QUE QUEREM FAZER? NÓS SABEREMOS RESPONDER. 

No blog do meu amigo Ivan Maurício, damos uma respostinha:
A Música Popular Brasileira muito deve a nordestinos como:
- Luiz Gonzaga, Dorival Caymmi, Humberto Teixeira, Zé Dantas, Bahiano (o primeiro cantor profissional do Brasil), Dominguinhos, Caetano Veloso, Torquato Neto, Tom Zé, Gilberto Gil, Chico Science, Gal Costa, Fagner, Chico César, Raul Seixas, Sivuca, Capiba, Geraldo Azevedo, Zeca Baleiro, Paulo Diniz, Simone, Jackson do Pandeiro, Orlando Dias, Marinês, Anísio Silva, Nelson Ferreira, Maria Creuza, Ivete Sangalo, Geraldo Vandré, Walkdick Soriano, Reginaldo Rossi, Moraes Moreira, Núbia Lafayette, Selma do Coco, Roberta Miranda, Paulo Debétio, Zé Ramalho, Dodô e Osmar, Valdonys, Zé Marcolino, Turíbio Santos, Severino Araújo da Orquestra Tabajara.
...
E até sambistas como os baianos:
- Mano Décio da Viola e Riachão além do pernambucano Bezerra da Silva.
...
Escritores como:
- José de Alencar, Castro Alves, Jorge Amado, Graciliano Ramos, Câmara Cascudo, João Ubaldo Ribeiro, José Lins do Rego, Rachel de Queiroz, Marcos Vilaça.
...
Oferece ao mundo da poesia nomes como:
- Gregório de Matos, Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto, Ascenso Ferreira, Olegário Mariano, Augusto dos Anjos, Da Costa e Silva, Sousandrade, Raimundo Correia, Waly Salomão, Solano Trindade, Marcus Accioly, Zila Mamede, entre tantos.
...
Poetas populares, repentistas e violeiros como:
- Patativa do Assaré, Lourival Batista, Pinto do Monteiro, Siqueira de Amorim, Cego Oliveira, Cego Aderaldo, Zé da Luz.
...
O teatro brasileiro muito deve aos nordestinos:
- Nelson Rodrigues, Paulo Pontes, Dias Gomes, Ariano Suassuna, Hermilo Borba Filho, João Falcão, Prazeres Barbosa, Samuel Campelo, Elpídio Câmara, Valdemar de Oliveira, Geninha da Rosa Borges, Maneco Quinderé, Sebastião Vasconcellos, Viriato Correia, Carlos Câmara, Aderbal Freire Filho.
...
O mesmo ocorre com o cinema através das contribuições de nordestinos como:
- Luiz Severiano Ribeiro, Zé Trindade, Vladimir Carvalho, Anecy Rocha, Helena Ignez, Renato Aragão, Luiz Carlos Barreto, José Dumont, Marcélia Cartaxo, Jota Soares, José Wilker, Florinda Bolkan, Hermila Guedes, Hileana Menezes, Ingra Liberato, Zé Sozinho.
...
O destaque de nomes da televisão brasileira como:
- Chacrinha, Chico Anysio, Marco Nanini, Aguinaldo Silva, Tom Cavalcante, Tiririca, João Falcão, Fabiana Karla, Guel Arraes, Bruno Garcia, Péricles Leal, Pedro de Lara.
...
Jornalistas como:
- Barbosa Lima Sobrinho, Carlos Castello Branco, Audálio Dantas, Palmira Wanderley, Sebastião Nery, Moacir Japiassu, Cipriano Barata.
...
Artistas plásticos como:
- Pedro Américo, Antônio Dias, Aldemir Martins, Estrigas, João Câmara, Francisco Brennand, Tereza Costa Rêgo, Santa Rosa, Pierre Chalita, Eduardo Eloy, Vicente do Rego Monteiro, Antônio Bandeira, Sérvulo Esmeraldo, José Cláudio, Romero Britto, Mário Cravo Neto, Hélio Rola.
...
Artistas gráficos como:
- Carlos Estevão, Péricles (criador de O Amigo da Onça), Luiz Sá (Reco-Reco, Bolão e Azeitona), Mendez, Laílson, RAL.
...
Educadores como:
- Paulo Freire, Anísio Teixeira, Martins Filho, Manoel Bomfim.
...
Líderes religiosos e espirituais como:
- Dom Hélder Câmara, Bezerra de Menezes, Padre Cícero, Dom Eugênio Sales, Dom Távora, Dom Vital, Dom Avelar Brandão, Padre Ibiapina, Padre Rolim, Padre Henrique, Divaldo Pereira Franco.
...
Movimentos sociais rurais que projetaram nomes como:
- o de Antônio Conselheiro (Canudos), Beato José Lourenço (Caldeirão), Lampião, Maria Bonita, Corisco, Jararaca (Cangaço), Francisco Julião, Clodomir Morais (Ligas Camponesas).
...
Movimentos sociais libertários:
- Frei Caneca e Padre Mororó.
...
Mulheres das lutas sociais como:
- Maria da Penha, Maria Quitéria, Bárbara de Alencar, Margarida Alves, Adalgisa Cavalcanti.
...
Cientistas como:
- José Leite Lopes, Nise da Silveira, Nelson Chaves, Oswaldo Gonçalves de Lima, Casimiro Montenegro, Manoel Correia de Andrade, Milton Santos, Pirajá da Silva, Rodolfo Teófilo, Rubens de Azevedo, Vasconcelos Sobrinho.
...
Pioneiros como:
- Pinto Martins (Aviação), Padre Francisco João de Azevedo (Inventor da máquina de escrever), Marechal José Pessoa (planejador da localização de Brasília).
...
Historiadores como:
- Frei Vicente Salvador, Pereira da Costa, Pedro Calmon, Oliveira Lima, Raimundo Girão, Capistrano de Abreu, Nirez Azevedo, Sílvio Romero.
...
Juristas como:
- Ruy Barbosa, Tobias Barreto, Clóvis Bevilácqua, Pontes de Miranda, Paulo Bonavides, Evandro Lins e Silva.
...
Líderes políticos como:
- Mário Alves, Miguel Arraes, Teotônio Vilela, Pedro Ernesto, Luiza Erundina.
...
Presidentes da República como:
- Luiz Inácio Lula da Silva, Marechal Floriano Peixoto, Marechal Deodoro da Fonseca, Marechal Castelo Branco, José Linhares, José Sarney, Epitácio Pessoa, Café Filho, Fernando Collor de Mello.
...
Mestres da Cultura Popular como:
- Vitalino dos bonecos de barro, Salustiano da rabeca, Joãosinho Trinta, Dona Santa do Maracatu, Pastinha da capoeira, Galdino da cerâmica.
...
No futebol, a começar dos técnicos (Zagallo, Gentil Cardoso) tem uma seleção formada:
- Manga, Ricardo Rocha, Clodoaldo, Marinho Chagas, Juninho pernambucano, Zequinha, Clodoaldo, Vampeta, Vavá, Canhoteiro, Ademir Menezes, Rivaldo, Rildo, Bita.
...
No Futsal, Manoel Tobias.
No Futebol Feminino, Marta, por duas vezes escolhida a melhor do mundo.
Atletas como Shelda (Vôlei de Praia), Fábio Gouveia (Surf).
...
Maristela Farias Jornalista DRT/1778/PE

Nenhum comentário: