segunda-feira, 7 de agosto de 2017

REFLEXÕES PERTURBADORAS SOBRE O FUTURO DA ESQUERDA, UM SÉCULO APÓS 1917


NOTA POLÍTICA



PARA SUPLANTAR A ONDA CONSERVADORA QUE SE ALASTRA PELO PAÍS, INCLUSIVE ENTRE AS CLASSES POPULARES, TERÃO QUE SE UNIR. PERSONIFICAR A UNIÃO DAS ESQUERDAS NA FIGURA DO EX-PRESIDENTE LULA É UM ERRO. (Boaventura de Sousa Santos, um dos mais reconhecidos intelectuais da democracia e da democratização)



Para o sociólogo Boaventura de Sousa Santos, todos os movimentos sociais estão muito pouco articulados, com a esquerda “dormitando” sem ninguém saber para qual direção devemos caminhar. Que caminho seguir e quem são as lideranças que levarão o país para o caminho pretendido? Será a direção da Ditadura que não envolve militares ou devemos “democratizar a revolução e revolucionar a democracia?”

Segundo o sociólogo, a América Latina como um todo, perdeu a chance de discutir o pluralismo e a diversidade nos primeiros anos do século XXI quando a esquerda chegou fortalecida ao poder. Para ele, existe uma globalização e um contexto neoliberal que tudo tem que ser visto no contexto internacional e, quando todos os acontecimentos modificaram a América Latina, o Big Brother (os EEUU) estavam ocupados e não prestavam atenção no que se passava na AL. A mobilização social gerada com a transição da ditadura para a democracia, especialmente com a força do MST aqui no Brasil levaram ao poder governos populares cuja alternativa não era radical do capitalismo já que permitia um modelo de desenvolvimento capitalista com alguma distribuição de capital e podemos exemplificar com o Bolsa Família e outras políticas, oportunidade não sustentável por depender de fatores internos e externos.

E aí o que acontece? Os movimentos sociais tinham “amigos” no poder e acharam que podiam descansar. Não podiam! Os governos brasileiros de Lula e Dilma também estavam sujeitos a pressões, a grandes pressões então a pressão de baixo para cima não podia diminuir.

ERRAMOS!

OS MOVIMENTOS SOCIAIS ERRARAM!

Maristela Farias Jornalista DRT 1778/PE

Nenhum comentário: