quinta-feira, 3 de agosto de 2017

ENXERGAR E VER A BELEZA DE UMA BARRAGEM SANGRANDO, O MUNDAREU VERDE E O GADO COMENDO





A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé e atividades ao ar livre



“MAS DOTÔ UMA ESMOLA A UM HOMEM QUI É SÃO OU LHE MATA DE VERGONHA OU VICIA O CIDADÃO. É POR ISSO QUE PEDIMOS PROTEÇÃO A VOSMICÊ HOME PIR NOIS ESCUÍDO PARA AS RÉDIAS DO PODÊ POIS DOUTÔ DOS VINTE ESTADOS TEMOS OITO SEM CHUVÊ. VEJA BEM , QUASE A METADE DO BRASIL TÁ SEM CUMÊ. DÊ SERVIÇO A NOSSO POVO ENCHA OS RIOS DE BARRAGEM DÊ DUMIDA A PREÇO BÃO NÃO ESQUEÇA A AÇUDAGEM LIVRE ASSIM NÓIS DA ESMOLA QUI NO FIM DESSA ESTIAGEM LHE PAGAMOS INTÉ OS JURU SEM GASTAR NOSSA CORAGEM. SEU DOTÔ FIZER ASSIM SALVA O POVO DO SERTÃO QUANDO UM DIA A CHUVA VIM QUE RIQUEZA PRÁ NAÇÃO. NUNCA MAIS NOIS PENSA EM SECA VAI DÁ TUDO NESSE CHÃO. CUMO VÊ NOSSO DESTINO MECÊ TEM NA VOSSA MÃO. (Luiz Gonzaga e Zé Dantas. Vozes da Seca,5 1953.)
AINDA SOFREMOS MUITO VENDO A SÊCA ATACANDO NOSSO POVO TÃO HUMILDE QUE CHORA QUANDO SEU GADO MORRE E QUANDO ELE TEM QUE DEIXAR SEU TORRÃO PRÁ NÃO MORRER TAMBÉM. MAS CERTAMENTE O NORDESTINO JAMAIS… JAMAIS… JAMAIS IRÁ ESQUECER QUE LULA LEMBROU DELES.

Nordestina com orgulho, moro atualmente no Agreste e nunca me liguei na beleza de ver uma barragem cheia e sangrando como vi nestes dias chuvosos. O verde tomou conta da região, os homens e mulheres sorrindo a agradecendo pela água. Prá mim foi surpreendente! Incrível! Maravilhoso! Celestial!
Mas porque estou falando isso nesta Nota Política? Porque me lembrei de uma canção de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, Vozes da Seca, 1953 onde os versos da canção dirigem-se aos políticos e em especial ao Presidente da República. A canção tinha o agradecimento nordestino pela ajuda dos “sulistas”, e protesta colocando que, em vez dessas “esmolas”, o Nordeste precisa de ações definitivas, na visão dos autores. Ações que não arranhassem a dignidade do povo nordestino, tais como: emprego, barragens, “comida a preço bom” e açudagem. A letra também denuncia a quantidade de estados que sofrem com a seca e a fome e, ao fim, acentua a responsabilidade política do governante: “nosso destino, mecê tem na vossa mão.” Porém, se de fato o atraso do Nordeste era em boa medida um fenômeno político, as soluções reclamadas por Gonzagão e Zé Dantas em 1953 – como, por exemplo, a açudagem – se mostrariam incrivelmente ineficazes anos depois, conforme as denúncias sobre a “indústria das secas”.
Para quem lembra, cada barragem construída na região, não aguentava uma chuvica. Era uma industria rica, milionária, facilitadora de vidas nababescas para todos aqueles que se empenhavam trazer as verbas para a região.

Não adianta dizer nome de ninguém… alguns já se foram e suas famílias milionárias continuam por aqui ou alhures.

Esse preâmbulo é para falar de Lula. De novo e mais uma vez e sempre que tiver oportunidade, para dizer que após 500 anos de “escravidão”, que não acabou até porque a reforma trabalhista está zoando por aí sobre as cabeças dos trabalhadores, finalmente o Nordeste não foi deixado de lado como o fez JK que não permitia que nada atrapalhasse a sua construção de Brasília.
E aí o Presidente Lula deixou um legado surpreendente e ninguém pode dizer que foi apenas para o Nordeste porque foi para o Brasil.

Antes de escrever, leio meus jornalistas preferidos e queridos, afinal de Caruaru, longe do centro maravilha das notícias, são eles que me abastecem com suas informações e hoje li entre outros o Jeferson Miola que falou também o que sabemos, que “a condenação do ex-presidente Lula pelo justiceiro Sérgio Moro não surpreende. O establishment desencadeou a Lava Jato em março de 2014 para interromper o ciclo de governos petistas e facilitar a eleição presidencial de Aécio Neves, recentemente flagrado arrecadando propina do dono da JBS para repassar ao proprietário de um helicóptero usado para transportar 450 kg de pasta base de cocaína e apesar disso, o ex-presidente do PSDB foi brindado com a autorização do STF para exercer o mandato e com o arquivamento do processo de cassação na Comissão de Ética do Senado.”

Isto pra não falar no escândalo que está sendo protagonizado pelo Golpista Temer que está entregando nosso dinheiro, dinheiro da educação, da saúde, das estradas, das barragens, nosso dinheiro a famigerados deputados que a essa altura são muito piores e muito mais corruptos que aquele que deseja se sustentar no poder.


Maristela Farias – Jornalista DRT 1778/PE

Nenhum comentário: