sábado, 5 de agosto de 2017

TUDO VAI PASSAR. O 5% MENOS E TODOS OS VENDIDOS


NOTA POLÍTICA

TUDO VAI PASSAR. O 5% OU MENOS E TODOS OS VENDIDOS

O DIA 25 DE ABRIL DE 1984 FICOU MARCADO NA HISTÓRIA BRASILEIRA. ERA PARA SER DE FESTA MAS O PAÍS FOI DORMIR FRUSTRADO E REVOLTADO...E CHORAMOS... COMO ESTAREMOS NO DIA 02 DE AGOSTO DE 2017? O QUE ESPERAR DE UM GOLPISTA 5% OU MENOS E DE UM CONGRESSO VENDIDO ÀS NOSSAS CUSTAS?




Abril de 1984 marcou o ponto final da campanha pelas “Diretas já” quando o Congresso Nacional rejeitou a Emenda Dante de Oliveira, que restabelecia as eleições diretas para presidente da República. O Brasil chorou… e mesmo com a rejeição, a MOBILIZAÇÃO ajudou a terminar o regime militar. O Brasil foi dormir triste, frustrado e revoltado depois de 20 anos.

O dia 25 de abril de 1984 ficou marcado na história brasileira. Era para ser de festa, mas o País foi dormir frustrado e revoltado. Em uma sessão cercada de tensão, com as galerias da Câmara cheias e acompanhada por milhões de brasileiro. Foram 298 votos a favor, 65 contra, e três abstenções. O governo militar fez uma pressão para esvaziar a votação e 113 deputados não apareceram para a sessão. Coube ao então presidente do Senado, Moacir Dalla, anunciar o resultado.
Por apenas 22 votos, os deputados rejeitaram a Proposta de Emenda à Constituição, mais conhecida como emenda Dante de Oliveira, que previa a realização de eleições diretas no Brasil para presidente da República depois de 20 anos, 

Mesmo com a rejeição, a emenda foi essencial para unir a população e vozes de diferentes opiniões políticas por um ideal comum, a volta da democracia por meio das eleições. As manifestações das Diretas concluíram o processo de enfraquecimento da ditadura. Mesmo continuando indiretas, por causa da derrota da emenda, as eleições pelo colégio eleitoral consagraram o candidato da oposição, o civil Tancredo Neves em 1985. O candidato apoiado pelos militares, o atual deputado federal Paulo Maluf, do PP paulista, foi derrotado. Tancredo acabou não assumindo a presidência, ele adoeceu e morreu sem tomar posse.

Foi na gestão do vice, José Sarney, que as eleições voltaram a ser diretas. O governo dele marcou o período de transição democrática. Com a Constituição de 1988, conhecida como Constituição Cidadã, finalmente veio o retorno da democracia.

Vai Passar, de Chico Buarque

Palmas pra ala dos barões famintos
O bloco dos napoleões retintos
E os pigmeus do bulevar
Meu Deus, vem olhar
Vem ver de perto uma cidade a cantar
A evolução da liberdade
Até o dia clarear

Maristela Farias – Jornalista DRT 1778/PE

Nenhum comentário: