Se chamam de bicimáquinas e são equipamentos feitos de bicicletas antigas, doadas por países como Estados Unidos ou Canadá à ONG Maya Pedal. Transformando o que já foram bikes e utilizando concreto, madeira ou metal, esta ONG oferece a comunidades na Guatemala uma forma sustentável de fazer ações que de outra forma necessitariam de energia elétrica para ser concluídas.
As bicimáquinas têm uma utilização muito ampla, mas podem incluir tarefas como moer grão ou até descascar legumes – basta pedalar. Com elas, um quilo e meio de café é moído em 1 minuto de pedaladas. 1 minuto é também o tempo necessário para tirar cerca de 10 galões de água de um poço com 30 metros de profundidade.
Em comunidades sem acesso a água potável, e sem energia elétrica, inovações como essa são preciosas e capazes de mudar vidas. Cada uma das máquinas é feita com o apoio de vários voluntários, o que leva a ONG a ser vista como uma verdadeira família.
Dê uma olhada no vídeo e se inspire também:
Tentando levar a ideia e sustentabilidade pra todo o mundo, a Maya Pedal disponibiliza alguns manuais, ensinando o processo de criação de algumas bicimáquinas. Fique atento.
Também é possível acompanhar mais detalhes nesse grupo do Facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário